Versão 1.0.3
Lançamento inicial
O aplicativo Trilha Animal, desenvolvido em parceria com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e SIDIA permite aos visitantes do Bosque da Ciência visualizarem animais que geralmente ficam escondidos pela mata e obter informações sobre eles.
O Bosque da Ciência é uma área de aproximadamente 13 hectares, localizado em Manaus, que tem como objetivo preservar a biodiversidade existente no local e fomentar e promover o desenvolvimento do programa de difusão científica e de educação ambiental do INPA. Aberto ao público em geral e às escolas da região, o bosque se caracteriza por deixar os animais livres. Apenas três espécies estão em cativeiro: o jacaré e a ariranha, por serem perigosos, e o peixe-boi, que precisa de água para sobreviver e fica em um tanque.
No entanto, alguns animais presentes no bosque não são vistos com facilidade pelo público, como a cotia, por manter-se mais escondida, e o bicho-preguiça. Com o aplicativo Trilha Animal, o visitante precisará apenas ir até o local onde o bicho estaria para, através da tecnologia de realidade aumentada, visualizá-lo.
Os visitantes também terão acesso a diferentes informações sobre os animais, mas os dados só serão desbloqueados para os que chegarem até seus locais. Com essa medida, as pessoas ganham mais um incentivo para andar pelo bosque e conhecer efetivamente todos os seus espaços.
O app também traz o mapa do Bosque da Ciência com acesso a todos os serviços do local.