No final da década de 30, o rádio ainda era uma novidade no Rio Grande do Sul e no país. Existiam apenas três emissoras funcionando na capital e uma em Pelotas. Instalar uma emissora em Uruguaiana parecia uma aventura. Mas Juan Izidro Cobelli, argentino, funileiro de profissão, e há muitos anos radicado na fronteira, não se satisfazia com o serviço de alto-falantes que espalhara por diversos pontos da cidade. Queria mais. Pretendia trabalhar com um veículo que pudesse atingir o interior do Município e toda a comunidade. Sendo assim, no dia 20 de setembro de 1936, usando um transmissor de 100 wats, comprado de segunda mão, um microfone Telefunken, hoje considerado uma preciosidade histórica, e um toca discos, Juan Cobelli colocou no ar a gravação de "Tai" um dos grandes sucessos de Carmem Miranda, fazendo a primeira transmissão da Rádio Charrua. Um marco na história da radiofusão gaúcha, uma vez que se tornou a quinta emissora do Estado, a segunda do interior e a primeira da fronteira oeste.
Em 12 de junho de 1985 foi fundada a Charrua FM. Atualmente a rádio AM dispõem de um transmissor de 5 quilowatt e um transmissor reserva com 1000 watts, ambos importados e transistorizados, link de ligação estúdio-transmissor e estúdios AM/FM, e gravação totalmente informatizados.
Com uma programação variada visando a agradar o público, a Rádio Charrua mantém liderança de audiência em Uruguaiana. Com um grande número de ouvintes em toda sua área de penetração, tem obtido a preferência dos anunciantes locais e das principais agências de propaganda de todo país. Além de Uruguaiana, ela também é ouvida em Alegrete, Itaqui, Barra do Quaraí, Quaraí, São Borja, São Luiz Gonzaga e mais a Província de Corrientes, na Argentina e no norte do Uruguai.
De um simples sistema de alto-falantes espalhados pela cidade, ao seu nascimento, a Rádio Charrua ultrapassou os sonhos mais otimistas de seu fundador, Juan Izidro Cobelli, mas não perdeu a sua característica mais marcante: a de rádio ligada a comunidade interessada em prestar serviço público aos seus ouvintes. Respeito ao anunciante e ao ouvinte. Este é o compromisso de qualidade que a CHARRUA oferece ao mercado através das suas emissoras AM e FM, perfeitamente segmentadas oferecendo lazer e informações sérias.