Paróquia Imaculada Conceição

parresia.com

Paróquia Imaculada Conceição

新闻杂志
  • 0.00
(0 投票)

免费安装

100

应用安装

Android 5.0+

最低版本

带广告

广告

05.05.2020

发布日期

最近更改:

Atualização de versão

描述:

A convite do Bispo D. Cândido Penso, os primeiros Frades Franciscanos chegaram na Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG) para assumir o trabalho pastoral da região, evangelizando assim o povo que aqui vivia. Nessa mesma época, iniciaram também o trabalho no campo educacional.Em 15 de novembro de 1947, D. Cândido Maria Penso, OP, criou a Paróquia Imaculada Conceição.

Os frades, desenvolveram vários trabalhos pastorais na região, não atendendo apenas a CANG, mas a outras localidades distantes. Havia na Paróquia vários grupos e Congregações, tais como: Filhas de Maria, Congregação Mariana, Apostolado da Oração, Liga Católica, Vicentinos, Ordem Franciscana Secular e outras. Esses grupos tinham como tarefa animar a vida religiosa, cultural e social da Paróquia.Constatou-se que nessa mesma época, a maior parte da população concentrava-se na zona rural, e para facilitar a vida religiosa dos agricultores os frades construíram capelas em diversas localidades: Córrego do Alegrete, Córrego do Sapé, Poção e Capelinha de São João às margens da rodovia que liga a Colônia (hoje Ceres) a Carmo do Rio Verde.

Em 1948, nasce a Escola Paroquial Imaculada Conceição - Curso-Primário, com aproximadamente 150 alunos. No ano de 1950, chegaram para ajudar nos trabalhos pastorais e educacionais as Irmãs Franciscanas de Allegany. Em 1952, atendendo aos apelos da sociedade começa a funcionar o Ginásio Imaculada Conceição, hoje Colégio Imaculada Conceição, concretizando-se dessa forma, o sonho dos frades e da comunidade. Evidencia-se que foram as Irmãs Franciscanas as fundadoras do Ginásio Imaculada Conceição.1954, a Colônia é elevada a município passando, a se chamar CERES.

Os frades construíram as capelas São José, São Francisco e São Sebastião. No período de 1962 a 1972, aconteceram vários fatos importantes na história da nossa Paróquia, dentre eles, a reformulação da Liturgia e da Ação Pastoral feita graças ao Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII e concluído pelo Papa Paulo VI; morte do Bispo diocesano e nomeação de D. Tomás Balduino; convocação de padres e lideres de comunidades para uma Assembléia Diocesana, realizada em Ceres.

1972 construção da nova Igreja Matriz. Ordenação do Frei Donário (filho de Ceres) presidida por D. Antonio Ribeiro, Arcebispo Emérito Metropolitano. No ano de 1974 é inaugurada a nova Igreja Matriz de Ceres, cuja arquitetura é inédita no país e todos os detalhes têm uma fundamentação bíblico-teológica. Neste mesmo ano os Frades deixaram a Paróquia Imaculada Conceição, assim, D. Tomás convidou para trabalhar em Ceres os missionários irlandeses da Congregação Oblatos de Maria Imaculada, que chegaram na Paróquia no mesmo ano.

Com os Oblatos muitas mudanças vieram dentre elas: a formação bíblica, catequética e doutrinal que incentivaram a formação político-social. Na atualidade a Paróquia é constituída por 13 comunidades urbanas, 5 comunidades rurais, 9 pastorais, Infância Missionária, movimentos e serviços (RCC e ECC), além de diversos grupos de evangelização que se reúnem durante a semana nas casas. Ainda existem na Paróquia alguns grupos que foram criados na época dos Frades: os Vicentinos, Ordem Franciscana Secular e Apostolado da Oração. Hoje, a Paróquia Imaculada Conceição tem procurado investir na Pastoral da Comunicação por acreditar que este também é um espaço de missão e evangelização.

parresia.com 其他应用

下载