Atualmente, nas regiões metropolitanas, existem milhões de carros e centenas de novos veículos são emplacados todos os dias, provocando uma média diária de 200km de congestionamento. Pesquisas apontam para o fato que 30% dos trabalhadores da cidade, passam cerca de 2h30 no trânsito todos os dias, emitindo 32,5 milhões de toneladas de CO2 anualmente. Projetos que buscam melhorar o trânsito e o ar dos grandes centros urbanos, têm sido adotados em todo o mundo. Práticas como rodízio de veículos e cobrança de pedágios urbanos são as mais adotadas. Porém é um consenso entre os especialistas que as soluções dos problemas, relacionados à poluição causada pelos veículos e os congestionamentos no trânsito, passem necessariamente, pela mudança de comportamento dos cidadãos. Com essa filosofia o projeto “Carona Solidária” vem ganhando força nos países mais desenvolvidos. O projeto “Carona Solidária” é um incentivo do Governo Federal ao uso compartilhado em alternância de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, para viajarem juntos durante o rush para o trabalho ou à escola. Em geral, todos os participantes são proprietários de um automóvel e alternam seu uso, economizando assim em despesas de viagem, contribuindo para a redução do congestionamento e diminuindo a poluição do ar e a emissão de gases do efeito estufa.
A Carona Solidária Fiocruz tem como finalidade, promover caronas entre os colaboradores da Fundação Oswaldo Cruz. As consequências deste serviço são retornadas para população e para o próprio colaborador que faz uso do serviço, em duas grandes vertentes: Ecológico - Por meio da utilização do serviço é possível diminuir a quantidade de veículos, melhorando o trânsito e a qualidade do ar nas cidades. Econômico - Com o uso do serviço é possível reduzir em até 75% os custos com combustível, pedágios e demais despesas que ocorrem em rotas rotineiras ou até mesmo em viagens.
Aqueles que adotarem o projeto terão acesso a vagas mais próximas da sua unidade. Atualmente, existem algumas vagas destinadas aos participantes do Carona Solidária, mas a expectativa é que esse número dobre ao fim do primeiro semestre e, no futuro, chegue a 250.
Os usuários podem visualizar as rotas das caronas oferecidas através da integração com a ferramenta Google Maps. O app poderá ser utilizado não só nos dias de trabalho, mas em finais de semana e feriados.
Este é um serviço online e Gratuito. Se você é colaborador da Fiocruz, junte-se a nós e compartilhe desta proposta.