Adição do CBO 224140: Profissional de educação física na saúde.
Atualização de compatibilidade com o e-SUS APS PEC.
*** ATENÇÃO! A versão 1.3 do aplicativo e-SUS AB Atividade Coletiva suporta sincronização APENAS com a versão 3.2.21 ou posterior do Prontuário Eletrônico do Cidadão do e-SUS AB. ***
O aplicativo e-SUS AB Atividade Coletiva foi desenvolvido pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde com o objetivo de facilitar o processo de trabalho dos profissionais das equipes de Atenção Básica (incluindo equipe de Saúde Bucal), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Polo Academia da Saúde, do Consultório na Rua (eCR) e das equipes de Atenção Básica Prisional (EABP). Ações realizadas nos Programa Saúde na Escola, da Política Nacional de Combate ao Tabagismo, também podem ser registradas usando este aplicativo.
O download do aplicativo deve ser feito em dispositivos do tipo tablet, viabilizando o registro das atividades coletivas de forma rápida e segura.
Os dados registrados no e-SUS AB Atividade Coletiva devem ser enviados ao Sistema e-SUS AB Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Para isso, é necessário que o município possua uma versão do PEC devidamente instalada e configurada com as credenciais e lotações dos profissionais que utilizarão o aplicativo.
Todos os usuários poderão contribuir para que o aplicativo e-SUS AB Atividade Coletiva se adeque cada vez mais às suas práticas regionais. Para registrar experiências e sugestões, basta usar o Disque Saúde (136, opção 8) ou visitar a Comunidade e-SUS AB, na Comunidade de Práticas (https://cursos.atencaobasica.org.br/comunidades/e-sus-ab).
Aplicativos móveis na Estratégia e-SUS AB
O Departamento de Atenção Básica (DAB) incluiu na Estratégia e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) aplicativos móveis para registro das ações realizadas pelos profissionais de saúde em locais de difícil manejo de computadores ou notebooks. A disponibilização do aplicativo se integra às ações do DAB na ampliação do acesso a novas tecnologias para apoiar o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família (eSF), e, de modo geral, às equipes de Atenção Básica (eAB), dada a importância das ações da AB em todo o território nacional.