A palavra “providência” significa “olhar favorável”. O Terço da Providência invoca o olhar amoroso e “cheio de graça e paz” com que Deus contempla cada um de nós.
A popularização dessa devoção aconteceu em 1530, juntamente com a Ordem dos Padres Barnabitas. Os monges atribuíram a intercessão da Mãe da Divina Providência, o término da construção da Igreja, que foi feito sem falta de nenhum recurso para as obras.
A providência Divina nunca falha, e Deus está sempre disposto a ajudar seus filhos em suas necessidades. Com fé e esperança, alcançamos curas e muitas graças.
Aprenda a rezar o terço:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém!
Nas contas grandes, reza-se:
Mãe da Divina Providência, providenciai!
Nas contas pequenas, reza-se:
Deus provê, Deus proverá, Sua Misericórdia não faltará!
Oração final:
Vinde Maria, chegou o momento. Valei-nos agora e em todo o tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxílio no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai que sois Mãe de amor e de bondade, agora que é grande a necessidade. Amém!